Boa Tarde,
Essa postagem pode parecer algo muito "weird", mas hoje decidi falar de alguém que já me chamou a atenção diversas vezes e só agora cedi a ela, uma menina de 97 aninhos e com mais saúde que eu (sim, isso) decidiu me colocar no caminho de Teresa, ou Teresa no meu caminho...
Há muito tempo batalho contra uma doença forte e rara da minha mãe, que foi descoberta logo após a perda do meu pai no fim do ano passado, desde então, hospital, laboratórios, clínicas são como uma segunda casa pra mim, e isso é algo horrível de visualizar, não é vida que se deseja à nenhum ser vivo.
Pois bem, hoje pela manhã fomos à um laboratório para mais uma bateria de exames, enquanto esperávamos o diagnóstico minha irmã me chamou para irmos à igreja de Santa Teresa que fica ao lado, há uns bons dias ela anda meio aflita e precisava mesmo de um local de paz para rezar. Não somos católicas, eu muito menos sou religiosa, cristã, whatever, mas fomos até lá e ficamos nos fundos sentadas quietas, a igreja é linda, tem vitrais com rosas e toda decorada com muitas rosas, flores e imagens de Sta. Teresa , a Santa das Rosas (minha outra irmã casou lá), até que Dona Amélia, a menina que citei acima nos encontrou e nos chamou pra conversar no pé do altar junto com as outras voluntárias da igreja que ficam lá para acolhimento dos visitantes (são psicólogas e terapeutas que fazem trabalho voluntário pois a igreja recebe muita gente como nós duas, pessoas enfermas, desesperadas e até suicidas =O) enquanto minha irmã ficou com as voluntárias, fiquei conversando com Dona Amélia, ela disse que ao me ver, sabia que eu estava destinada a estar ali, e conversamos muito sobre nossas histórias, ela me falou sobre a história dela e de Sta. Teresa, inclusive, a mãe de Teresa sofria do mal que a minha sofre, e me sugeriu fazer uma novena por minha mãe.
Santa Teresa ou Santa Teresinha como é mais conhecida é a Santa das Rosas, ela e a Sta. Maria da Rosa Mística sempre me chamaram atenção, por motivos óbvios, mas nunca tinha procurado nada acerca por não acreditar em santos nem coisa do tipo. Acho bonita a fé das pessoas com relação a eles, mas é a primeira vez que senti confortável com uma imagem/alguém, ela ficou conhecida como santa das rosas porque amava incondicionalmente rosas (as tinha como um presente, que purifica), sofreu pela mãe com câncer, quis largar a família para entrar no convento quando criança (mas ela prosseguiu, eu não), é irmã da ordem carmelita (que acho a história e destinação muito bonitos) e seu 'dia' é 1º de Outubro, o mês que nasci. Dentre essas e tantas outras partes de sua história, me sinto bem em pedir pra ela olhar por minha mãe, dia 30 de Setembro é seu aniversário de morte, se ainda estiver aqui em Natal quero levá-la uma rosa e uma para Dona Amélia também, pelo visto é algo comum entre os admiradores de Sta. Teresa, e quando um recebe uma rosa ou uma flor enquanto está fazendo uma novena é sinal de que terá o pedido alcançado.
|
"Farei cair uma chuva de rosas sobre o mundo!" [...] "Os espinhos nos facilitam o desapego da terra e fazem que elevemos os olhos muito para acima deste mundo"
Santa Teresa |
"Quem tanto amava as rosas, vai prometer, quase ao fim da vida, que fará chover rosas sobre o mundo. Com esta promessa estava se prontificando a interceder pela humanidade junto a Deus. Haveria de conseguir muitas graças e bênçãos junto ao Pai. Após sua morte os milagres irão se multiplicar. Ela prometeu continuar sua missão no céu, trabalhando para o bem das almas e não frustrou os que confiam em sua oração. Ainda hoje são muitos os relatos de curas, milagres e conversões realizados por intermédio da humilde carmelita."
(Obras Completas, Ed. Loyola, 1997)
Repito, não sou católica nem religiosa e essa postagem não se trata de religião, apenas de fé, e acreditar que existem aqueles que se foram que podem olhar por nós do outro lado do manto.
Btw, outra coisa nela, em especial que me chama atenção é o nome, não tenho pretensões a ter filhos, mas caso tenha, e seja menina talvez a batize de Maria Teresa ou Teresa por causa de Maria Teresa da Áustria, mãe de Maria Antonieta, sempre tive essa vontade pois gostava do nome, coincidência ou não, achei bonito nos esbarramos aqui também.
Achei justo dividir aqui essa experiência com Teresa de Lisieux/Sta. Teresa uma vez que as donas desse blog também são amantes de rosas e dedicaram esse espaço virtual as mesmas, de alguma forma homenageando alguém como nós, que viu na beleza das tais flores uma virtude de se viver.
Tenham um ótimo feriado!!
Lia ♥